• Renata Carlini

Arroz de couve-flor (low carb, sem glúten, sem lactose e keto)

Atualizado: Jul 31

Uma receita prática e gostosa para ter sempre à mão

Fotografias: Felipe Bezerra


Olá! Dessa vez vim compartilhar outra receita muito coringa para o dia a dia. Assim como o purê de couve-flor, gosto de fazer um mooonte de arroz para ir comendo durante a semana. Além de saudável, o arroz de couve-flor é bem versátil e da para deixar a criatividade fluir na hora de temperar e incrementar. Dura alguns dias tranquilamente na geladeira e você também pode congelá-lo. Mais uma ótima opção de prato low carb, cetogênico, sem glúten e sem lactose para ter à mão nas horas de aperto.


Sugestões de incremento


Eu gosto de incrementar esse arroz de couve-flor com ovos. Depois do arroz estar pronto e temperadinho, faço alguns ovos mexidos na panela — a quantidade de ovos varia de acordo com a quantidade de arroz — , acrescento o arroz quando o ovo está quase pronto e sirvo. Fica uma delícia.

Além de ovos, outra sugestão é o bom e velho queijo. Depois que o arroz já está pronto, levo-o para a panela com o queijo que escolhi até incorporar. Às vezes misturo queijos diferentes, uso, por exemplo, um pouco de gorgonzola e parmesão ou muçarela ralada. O arroz fica com uma textura bem cremosa.

Por último, o tempero mais simples que eu costumo fazer é colocar um pouco de sal

e alho frito (o alho eu frito em fogo baixo no

óleo de coco até ficar bem dourado).


E que tal provar essa receita como acompanhamento de um suculento salmão ao molho de manteiga e limão?


INGREDIENTES

  • 1 cabeça de couve-flor

  • 1 colher de sopa de óleo de coco (ou manteiga ou azeite)

  • Sal, pimenta-do-reino e o que mais quiser para temperar

  • Ovo (opcional)

  • Queijo de sua preferência (opcional)


COMO FAZER


1. Lave bem a couve-flor (eu costumo deixá-la de molho em uma bacia com 1l de água e 1 colher de sopa de água sanitária por 15 minutos e depois passo na água corrente).


2. Separe os floretes da couve-flor e corte-os em pedaços menores para facilitar na hora de colocar no processador.


3. Coloque a couve-flor ainda crua no processador e pulse até que fiquem pequenos grãozinhos.


4. Aqueça um pouco o óleo de coco em uma panela, coloque o arroz de couve-flor e cozinhe por alguns minutos mexendo de vez em quando. Cozinhe até ficar com uma textura mais macia.


5. Acrescente sal e pimenta-do-reino.


6. Se for acrescentar algum queijo, coloque-o na panela e misture até incorporar.


7. Se for acrescentar ovos, prepare ovos mexidos em uma panela separada e, quando os ovos estiverem quase prontos, misture o arroz já temperado.


Gostou da receita? Me conta o que achou aqui nos comentários! E não esquece de se inscrever aqui embaixo para receber avisos de receitas e novidades do blog!

Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.