• Renata Carlini

Berinjela empanada (low carb, sem glúten e keto)

Atualizado: Jul 31

Procurando uma receita prática e deliciosa? Essa é a receita certa para você.


Fotografias: Felipe Bezerra


Hoje é dia de aprender uma receita super simples e com poucos ingredientes, mas que fica uma delícia para comer a qualquer hora do dia e sacia muito bem a fome. Essa berinjela empanada é feita com apenas 4 ingredientes e pode ser assada ou frita, fica excelente de ambos os jeitos.


Veja abaixo o passo a passo para fazer essa receita cetogênica, low carb e sem glúten! E da para fazer sem lactose também, basta não colocar o parmesão ralado. Eu, no entanto, recomendo muito que você coloque, pois da um sabor especial para o empanado. Inclusive, é possível empanar essa berinjela apenas no parmesão ralado e funciona muito bem! Nesse caso, passe a berinjela no ovo e depois no parmesão e asse ou frite. Super simples.

Outra maneira de empanar essa berinjela é com a farinha de linhaça. Fica saborosa também, mas não recomendo caso você não goste do sabor um pouco amargo da linhaça.


INGREDIENTES

  • 1 berinjela

  • Farinha de amêndoas para empanar (ou farinha de linhaça)

  • Parmesão ralado (opcional)

  • 2 ovos

  • Sal

  • Orégano e pimenta-do-reino (opcional)


COMO FAZER


  1. Corte a berinjela em rodelas com mais ou menos meio dedo de espessura.

  2. Acrescente um pouco de sal na berinjela e reserve.

  3. Em uma vasilha, bata os ovos com um garfo.

  4. Em outra vasilha, misture a farinha de amêndoas com o parmesão ralado (gosto de usar a proporção de 2:1, coloco o dobro de farinha do que de parmesão) e, se desejar, acrescente um pouco de orégano e pimenta-do-reino à mistura.*

  5. Agora é hora de empanar, passe a rodela de berinjela primeiro no ovo e depois na mistura de farinha. Faça isso com todas as rodelas.

  6. PARA ASSAR: coloque as rodelas empanadas em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200°C. Deixe assar 15 minutos de cada lado. Ou seja, a berinjela ficará um total de, em média, 30 minutos no forno, mas vire-as na metade do tempo para que assem bem dos dois lados. Elas devem ficar douradinhas e crocantes por fora.

  7. PARA FRITAR: aqueça um pouco de manteiga ghee** (também pode ser óleo de coco sem sabor ou azeite) em uma frigideira — use uma quantidade suficiente para cobrir o fundo da frigideira —, coloque as rodelas empanadas na frigideira quente e deixe até que fiquem douradas, depois vire-as e deixe dourarem do outro lado. Retire-as da frigideira e seque-as com papel toalha.

*Se for empanar apenas com parmesão, é só passar no ovo e depois no parmesão. Se for empanar com a farinha de linhaça, passe no ovo e depois na farinha.

**Nesse caso é recomendado que seja usada a manteiga ghee (clarificada), pois ela aguenta bem melhor o calor e não queima como a manteiga comum.


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© 2020 por Renata Carlini.