• Renata Carlini

Biscoito amanteigado (sem açúcar, low carb, sem glúten e keto)

Atualizado: Jul 31

Perfeito para acompanhar um cafézinho


Fotografias: Felipe Bezerra


Se é biscoito ou bolacha eu não sei, mas essa receita de biscoito amanteigado low carb é especial independente de como você preferir batizá-la. Minha opção de batismo para ela foi em homenagem ao meu namorado que é carioca e foi quem deu a ideia dessa receita.

Esse biscoitinho surgiu de uma maneira inesperada. Estava preparando o cheesecake low carb e meu namorado estava junto para fotografar a sobremesa. Depois que terminei a base do cheesecake, resolvemos prová-la ainda crua e ficamos maravilhados com o sabor — dava para comer ela todinha antes mesmo de assar. Para nossa sorte, a receita da base rendeu mais do que precisava para forrar a forma do cheesecake e sobrou massa. Nessa hora, para não desperdiçar, o Fê teve a incrível ideia de fazer biscoitinhos com o que tinha sobrado da massa e assá-los. Simples assim, só pegar a massa e colocar no forno. O resultado? Divino! Um biscoitinho amanteigado com farinha de amêndoas perfeito para acompanhar o cafézinho e fechar a refeição com chave de ouro.


Formato do biscoito

O formato de estrelinha é só um charme. Eu fiz com uma forma de gelo de silicone que eu tenho em casa. Coloquei a massa na forminha, levei ao freezer por alguns minutos para ela firmar, desenformei e coloquei para assar. Mas você pode fazer como quiser e com o que tiver à mão (pode simplesmente fazer bolinhas e achatá-las com o garfo, por exemplo).

Cheesecake

Como essa receita na verdade é feita com a mesma massa usada para preparar o cheesecake, você pode aproveitar para preparar o cheesecake e usar o que sobrar de massa para fazer os biscoitos, ou então pode preparar apenas os biscoitinhos com essa receita abaixo.


INGREDIENTES

  • 100g de farinha de amêndoas

  • 20g de farinha de coco

  • 90g de manteiga sem sal (gelada)

  • ½ colher (chá) de fermento em pó

  • ¼ colher (chá) de goma xantana

  • 1 colher (sopa) de eritritol


COMO FAZER

  1. Misture a farinha de amêndoas, a farinha de coco, a goma xantana, fermento em pó e eritritol até homogeneizar.

  2. Corte a manteiga gelada (!) em pedaços pequenos e misture aos ingredientes secos. Use as mãos para misturar mais facilmente.

  3. Coloque a massa na forminha desejada ou apenas faça bolinhas e deixa na geladeira por cerca de 30 minutos para firmar.

  4. Retire da forma, unte uma assadeira com um pouco de óleo de coco e leve para assar até que os biscoitos estejam levemente dourados. (Eu costumo colocar a assadeira virada para baixo e unto a parte debaixo, assim os biscoitos assam por igual).

Gostou da receita? Me conta o que achou aqui nos comentários! E não esquece de se inscrever aqui embaixo para receber avisos de receitas e novidades do blog!

Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.