• Renata Carlini

Brownie (sem açúcar, low carb, sem glúten e keto)

Atualizado: Jul 31

Fofinho e molhadinho, esse brownie é ideal para matar a vontade de doce

Fotografias: Felipe Bezerra

Esse brownie é a prova viva de que é possível comer um docinho muito saboroso sem sair da dieta. Super fácil de fazer, o brownie sem açúcar, cetogênico, low carb e sem glúten agrada a todos. Em busca de uma receita saborosa, testei algumas que encontrei pela internet e essa do blog sugarfreelondoner é surpreendentemente boa e simples. São poucos ingredientes e fica pronto rapidinho!


Em breve vai ter post de brownie sem farinha alguma aqui para vocês também, então fica de olho!


Chocolate 90% cacau ou sem açúcar?

Você também pode usar alguma marca de chocolate sem açúcar nessa receita, mas eu costumo preferir o 90% cacau (só encontrei o Lindt com essa porcentagem até hoje), porque as opções sem açúcar que vejo no mercado sempre contém maltitol ou outros açúcares disfarçados como polidextrose, dextrose, maltodextrina, etc.


O maltitol é um poliol (álcool de açúcar), assim como o eritritol e o xylitol. No entanto, o maltitol afeta o açúcar no sangue e aumenta a resposta à insulina. Como você pode ver nesse artigo aqui, em uma escala que analisa a resposta do açúcar no sangue à alguns adoçantes, o açúcar puro recebe o número 100, enquanto o maltitol está marcado com 60 e o eritritol 0 (zero).


Além disso, se você der uma olhada na tabela nutricional desses chocolates sem açúcar (mas que contém maltitol e outras substâncias), na maior parte das vezes a quantidade de carboidratos desses produtos é bem alta. Por essas razões, enquanto não encontro uma alternativa ideal por aqui, uso o chocolate 90% cacau. Caso tenha dificuldade em encontrar o 90%, substitua pelo 85% que é fácil de encontrar nos supermercados.

Se você conhecer alguma alternativa ainda melhor de chocolate, me conta que vou adorar saber.

INGREDIENTES



  • 175g de manteiga sem sal (derretida)

  • 100g de eritritol em pó (ou o adoçante em pó que você preferir)

  • 3 ovos

  • 40g de cacau em pó (sem açúcar!)

  • 175g de chocolate 85% ou 90%

  • 75g de farinha de amêndoas










COMO FAZER

1. Preaqueça o forno a 180°C.


2. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria (também é possível derreter no micro-ondas, mas coloque no máximo de 30 em 30 segundos e sempre pare para mexer o chocolate nos intervalos para evitar que queime).


3. Misture a manteiga derretida, o adoçante, os ovos e o cacau em um processador. Não bata demais, misture apenas o suficiente para obter uma massa homogênea.

4. Adicione o chocolate derretido e a farinha de amêndoas e misture até obter uma massa homogênea.



5. Unte uma forma com um pouco de manteiga (usei uma forma de 22x18cm) e espalhe a massa por toda a superfície.


6. Asse por cerca de 15-20 minutos. Fique de olho, pois o tempo varia muito. O brownie parece um pouco cru quando você tira do forno mesmo, mas certifique-se de que o topo dele está firme.

Deixe esfriar bem, pois ele sai do forno macio demais (vai desmanchar inteiro se você tentar desenformar), mas depois firma o suficiente para que seja possível desenformá-lo e cortá-lo para servir.


Gostou da receita? Me conta o que achou aqui nos comentários! E não esquece de se inscrever aqui embaixo para receber avisos de receitas e novidades do blog!

Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.