• Renata Carlini

Cheesecake clássico (sem açúcar, low carb, sem glúten e keto)

Atualizado: Jul 31

4. Deixe a massa descansar na geladeira por alguns minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 140°C.

Fotografias: Felipe Bezerra


A receita de hoje é para impressionar a família toda. Esse cheesecake sem açúcar, cetogênico, low carb e sem glúten fica, além de lindo, uma delícia! Parece difícil de fazer, mas garanto que não. É só um pouco mais trabalhoso do que outras receitas mais simples, mas vale muito a pena.

A receita original é do blog australiano fatforweightloss, mas acrescentei um pouco do suco do limão para dar mais sabor. Aqui também ensino a fazer o creme azedo que é usado na receita e uma calda de morango muito simples. De bônus, tem também uma receita de biscoitinho para fazer com a mesma massa da base. O passo a passo do cheesecake você encontra no final do post. Vamos lá?


Calda de morango

A calda é opcional e o cheesecake funciona muito bem sem ela, no entanto, ela é super simples de fazer e, para quem gosta de morango, acrescenta um sabor azedinho muito bom.

Como fazer: Pegue um punhado de morangos frescos, meia xícara de água e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos, use um garfo para espremer os morangos e deixe até engrossar. Adoce com eritritol.



Biscoito amanteigado

Se sobrar massa, faça essa receita de biscoito amanteigado cetogênico/low carb. É, literalmente, só pegar a massa, fazer o formato que quiser com ela e assar até ficar dourada. Inclusive, depois que você provar esses biscoitos provavelmente vai torcer para sobrar massa ou vai fazer uma receita a mais.


Extrato de baunilha

Eu sempre utilizo o extrato de baunilha nas receitas, porque o extrato é feito com a própria baunilha, enquanto a essência de baunilha é composta basicamente por corante caramelo. Você pode utilizar a essência caso a finalidade seja apenas o sabor, mas, se estiver buscando uma alimentação saudável, crie o hábito de substituir a essência pelo extrato em suas receitas. O extrato é mais caro, mas um vidrinho dura bastante tempo e, na minha opinião, vale o investimento.


INGREDIENTES


MASSA:

  • 200g de farinha de amêndoas

  • 40g de farinha de coco

  • 120g de manteiga sem sal (gelada!)

  • 1 colher (chá) de fermento em pó

  • ½ colher (chá) de goma xantana

  • 2 colheres (sopa) de eritritol

  • ½ colher (chá) de sal

RECHEIO:

  • 500g de cream cheese

  • ¾ de xícara de creme azedo*

  • ⅔ de xícara de eritritol

  • 3 ovos

  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

  • 1 colher (chá) de raspas de limão

  • 1 colher (chá) de limão espremido

  • Frutas vermelhas para decorar (usei morango, amora, framboesa e mirtilo


*Creme Azedo

Essa receita leva creme azedo (sour cream) e eu nunca encontro o creme pronto no mercado. Caso você também não encontre, é super simples de fazer em casa:

Misture com o fouet (ou na batedeira) ¾ de xícara de creme de leite fresco, 1 colher (sopa) de limão espremido e ½ colher (chá) de sal. Bata até virar um creme.

Caso você opte por fazer o seu creme azedo, recomendo que você prepare-o antes de tudo para poder deixá-lo por alguns minutos na geladeira enquanto prepara o restante.


COMO FAZER


Base


1. Em um bowl, misture a farinha de amêndoas, a farinha de coco, goma xantana, fermento, eritritol e sal.

2. Corte a manteiga gelada em pequenos pedaços e misture aos ingredientes secos usando as mãos.

3. Unte uma assadeira (de preferência uma com o fundo removível para que seja possível desinformar o cheesecake) com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Cubra o fundo da assadeira com a massa e metade da lateral.

4. Deixe a massa descansar na geladeira por alguns minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 140°C.


5. Depois de alguns minutos, retire a massa da geladeira e use um garfo para fazer furos no fundo (isso evita que a massa estufe no forno).

6. Leve a massa ao forno por cerca de 15 minutos ou até que esteja levemente dourada (Cuidado para não dourá-la demais nesse ponto, pois ela ainda voltará para o forno com o recheio).


7. Para o recheio, misture o cream cheese, sour cream, extrato de baunilha, limão e eritritol até que forme um creme homogêneo.

8. Adicione apenas um dos ovos à mistura. Misture-o completamente e depois adicione o restante dos ovos um de cada vez. Misture bem e reserve.


9. Depois de retirar a massa do forno e deixá-la esfriar levemente, forre a parte de fora da assadeira com papel alumínio (como na foto abaixo) e coloque o recheio (a peneira é opcional, mas evita que fiquem pequenos pedaços na massa).

10. Preencha o fundo de uma assadeira com água e posicione a forma do cheesecake sobre a água (como na foto abaixo). Asse por cerca de 50 minutos.

Cheque usando um palito para furar o meio e observe se sai limpo. Normalmente após os 50 minutos o palito ainda não está completamente limpo, mas se o recheio já estiver firme, pode retirá-lo, pois terminará de firmar na geladeira.

11. Quando terminar de assar, desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar devagar. Para isso, abra apenas um pouco o forno e deixe por cerca de 20-30minutos (costumo colocar um pano de prato na porta do forno para que fique apenas uma fresta aberta).

Retire do forno e deixe esfriar completamente. Decore como preferir e leve à geladeira por 4 horas antes de servir.

Gostou da receita? Me conta o que achou aqui nos comentários! E não esquece de se inscrever aqui embaixo para receber avisos de receitas e novidades do blog!

Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.