• Renata Carlini

Lasanha de berinjela (low carb, sem glúten e keto)

Atualizado: Jul 31

Deliciosa e fácil de fazer, essa lasanha pode ser degustada na hora ou congelada

Fotografias: Felipe Bezerra






  Todo mundo adora lasanha, mas infelizmente a massa não se enquadra nem de longe na alimentação cetogênica/low carb. Por essa razão, a receita de hoje é uma lasanha cetogênica/low carb que substitui a tradicional massa com glúten por fatias de berinjela — uma opção muito mais saudável e ainda sim muito saborosa. Uma ótima opção para um almoço de domingo (ou qualquer dia da semana).

   Essa receita rende uma lasanha muito bem servida (cerca de 8 pedaços grandes). Eu já preparei essa lasanha algumas vezes e sempre acaba rapidinho, mas, caso você prefira uma porção menor, pode tranquilamente dividir a receita pela metade que dará certo também. Assim como o cheesecake cetogênico, essa receita de lasanha é originalmente do blog australiano fatforweightloss e eu fiz algumas adaptações.


Armazenamento e pré-preparo

Eu gosto muito de receitas práticas, que podem ser congeladas ou preparadas com antecedência. Essa receita é muito versátil, pois você pode montá-la e congelá-la sem assar — e assar apenas na hora de servir para estar bem fresquinha. Ou então pode congelá-la totalmente pronta mesmo, depois de assada. Ela descongela super bem no micro-ondas.

  Para congelar a lasanha sem assar, eu cubro o refratário com papel filme e pronto. Depois é só tirar do freezer um pouco antes da hora de assar para dar tempo dela descongelar. Outra dica é, caso você opte por congelá-la depois de assada, congele em porções para facilitar ainda mais.


INGREDIENTES

  • 1 ou 2 berinjelas (em fatias de cerca de 1cm de espessura)*

  • Azeite

  • 1kg de carne moída (pode usar a carne de sua preferência, eu costumo usar o patinho)

  • 3 dentes de alho picados

  • ½ cebola picada

  • 10 colheres (sopa) de extrato de tomate**

  • Orégano

  • Manjericão (costumo usar o fresco, mas pode ser o seco)

  • Sal

  • Pimenta-do-reino

  • 500g de creme de ricota (você encontra pronto no mercado)

  • 1 ovo

  • 3 colheres (sopa) de parmesão ralado fino

  • Cerca de 15 fatias de queijo muçarela

  • Extra: parmesão ralado para gratinar

* Em muitos mercados você encontra a berinjela já fatiada, mas, caso prefira fazer em casa, basta cortá-la no sentido do comprimento em tiras de cerca de 1cm ou usar o mandoline.

DICA: eu sempre calculava errado a quantidade de berinjela e, depois de assá-la, percebia que aquelas fatias não seriam suficientes para preencher a camada. Finalmente aprendi a lição: a berinjela encolhe no forno. Por isso, a dica que eu dou é: pegue o refratário que você pretende usar, pegue as fatias de berinjela crua e veja mais ou menos quantas fatias serão necessárias para cobrir as duas camadas da lasanha. Feito isso, separe algumas fatias a mais (sugiro cerca de 4 ou 5 fatias a mais) e coloque-as no forno também. Dessa maneira sua lasanha fica bem coberta com berinjela e você não precisa assar mais de última hora. E, se acontecer o contrário e sobrarem fatias, pode comer que fica uma delícia assada com azeite.


** Pode ser o extrato ou molho de tomate, mas por favor certifique-se na hora de comprar que não há nenhum tipo de açúcar adicionado. A maioria dos fabricantes coloca açúcar nos molhos de tomate, portanto procure bem e lembre-se de ler todos os ingredientes na embalagem.


COMO FAZER


BERINJELA:

1. Pré-aqueça o forno a 180°C.


2. Caso você não tenha comprado a berinjela fatiada, corte-a em fatias com cerca de 1cm de espessura.


3. Nessa etapa você tem duas opções: 1. colocar um pouco de sal e pimenta nas fatias e, em uma frigideira com um pouco de azeite, colocar cada fatia de berinjela por cerca de 2 minutinhos de cada lado.

Ou opção 2 (foto): dispor as fatias em uma forma, regar com azeite, sal e pimenta-do-reino e assar por cerca de 15 a 20 minutos.

De qualquer maneira, reserve as fatias depois de tirá-las da frigideira ou do forno.

*Essa etapa é importante para evitar que as berinjelas soltem muita água na hora de assar a lasanha.


CREME BRANCO:

5. Em um bowl, misture o creme de ricota, o ovo e o parmesão. Deixe na geladeira até a hora de montar a lasanha.


CARNE MOÍDA:

6. Refogue o alho e a cebola em uma panela grande.


7. Adicione a carne moída e os temperos (sal, pimenta, orégano e manjericão) e cozinhe até que a carne fique toda marrom. (Use um garfo para ir soltando a carne enquanto ela cozinha, assim não fica nenhum grumo).


8. Adicione o molho/extrato de tomate, misture bem e deixe cozinhar por cerca de 15-20 minutos.


MONTAGEM:

9. Em um refratário, comece colocando uma camada fina de carne moída, mas suficiente para cobrir bem toda a superfície.

10. Em seguida, faça uma camada com as fatias de berinjela.

11. Cubra a berinjela com as fatias de queijo muçarela.

12. Por último, faça uma camada de creme branco.

13. Repita o processo de montagem.


14. Finalize com queijo parmesão ralado para gratinar.


15. Leve ao forno a 180°C por cerca de 35 minutos ou até que a lasanha esteja bem gratinada. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir para que seja mais fácil cortá-la.

Gostou da receita? Me conta o que achou aqui nos comentários! E não esquece de se inscrever aqui embaixo para receber avisos de receitas e novidades do blog!

Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.