• Renata Carlini

Leite de coco caseiro (sem lactose, low carb e keto)

Atualizado: Jul 31

Faça o seu próprio leite de coco com apenas 2 ingredientes

Fotografias: Felipe Bezerra


Hoje vamos aprender a fazer leite de coco em casa, uma excelente alternativa ao leite de vaca, pois não contém lactose e é baixíssimo em carboidratos. Além disso, essa receita não leva nenhum tipo de conservante, espessante, estabilizante, etc (comumente encontrados nos leites de coco "prontos para beber" que encontramos no mercado). 

  Por ter origem vegetal, é também uma alternativa para pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou veganas. Em relação ao sabor, o leite de coco é bem diferente do leite de vaca, mas possui diversos benefícios para a saúde e funciona muito bem como substituto em receitas (aproveite para dar uma olhada nessa receita de pudim de chia!). Além do mais, é uma maneira de incrementar o consumo de gorduras saudáveis, pois o leite de coco possui alto teor de gorduras, especialmente TCM (triglicerídios de cadeia média) que, como você pode ver abaixo, possui diversos benefícios para a saúde.

  O leite de coco é feito a partir da polpa da fruta (a "carne" branca" que há dentro dos cocos marrons). Essa polpa é misturada com água morna/quente para extrair o leite. Para facilitar e agilizar o processo, nessa receita abaixo utilizo o coco já seco e  ralado. Vamos lá?


Benefícios do leite de coco


Como dito acima, o leite de coco contém TCMs (triglicerídeos de cadeia média), um tipo de gordura encontrada em determinados alimentos. A maior parte das gorduras que consumimos provém de triglicerídios de cadeia longa, que contém entre 13 e 21 carbonos em sua composição, enquanto os de cadeia média possuem entre 6 e 12 carbonos. Devido à cadeia mais curta, os TCMs são rapidamente quebrados e absorvidos pelo corpo, possibilitando que sejam usados como fonte de energia e tornando-os menos propensos a serem estocados na forma de gordura. Outro exemplo de alimento que possui TCMs é o óleo de coco. [1] Além disso, o principal TCM presente no coco é o ácido láurico, cujas propriedades incluem ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica e auxiliam, portanto, no sistema imunológico. [2] [3]

  Pesquisas também indicam que os TCMs ajudam a reduzir o apetite e, consequentemente, diminuem o consumo calórico diário de maneira mais significativa do que outras gorduras (como as de cadeia longa). [4]

 

Para aproveitar ao máximo os benefícios do leite de coco, é importante procurar por marcas que não contenham açúcar e tenham o mínimo possível de conservantes e outros ingredientes. No Brasil, a oferta desses produtos ainda é pequena e cara, por isso a alternativa de fazer o seu próprio leite de coco em casa é uma excelente solução. Confira abaixo essa receita simples e rápida!


INGREDIENTES



  • 2 xícaras de coco seco ralado fino (sem açúcar!)

  • 4 xícaras de água morna

  • Saquinho coador para preparar leite vegetal/queijo*


* Você encontra facilmente para comprar pela internet. O meu eu comprei nesse link do Mercado Livre.



COMO FAZER


1. Misture a água morna e o coco ralado em um liquidificador por alguns minutos. Você notará que a mistura fica encorpada.


2. Posicione o seu coador em um pote com a boca larga para facilitar o trabalho e despeje a mistura do liquidificador.


3. Depois de despejar toda a mistura, erga o coador e pressione até extrair o máximo de líquido possível (cuidado para não queimar as mãos caso a água esteja quente demais).


4. Depois de retirar todo o líquido, use um funil para passar o leite para o recipiente em que ele será armazenado.


Uma observação: é normal que, depois de um tempo parado, os componentes mais gordurosos do leite se separem e fiquem na superfície. Basta misturá-lo ou agitá-lo antes de usar para que fique homogêneo novamente.

Prontinho! Em poucos minutos você preparou o seu leite de coco caseiro e agora é só aproveitar!



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