• Renata Carlini

Pão de forma (low carb/keto e sem glúten)

Atualizado: Jul 31

Esse pãozinho pode ser feito com farinha de amêndoas ou farinha de coco e funciona super bem no café da manhã ou a qualquer hora do dia

Fotografias: Felipe Bezerra


A receita de hoje é especial para aqueles que tentam seguir uma dieta saudável, mas sentem saudade do famoso pãozinho. Bem, já adianto que ele não é exatamente igual a um pão de forma comum, mas isso não quer dizer de maneira alguma que não seja delicioso. Esse pão é low carb, sem glúten e sem lactose, além disso, é uma receita super simples com fermento comum e que dá para fazer em poucos minutos com a batedeira de casa. A receita original é do blog do Fatforweightloss, um canal australiano que sempre posta ótimos conteúdos sobre dieta cetogênica.


Sem lactose

Um bônus dessa receita é que ela pode ser feita da maneira original com manteiga, mas também pode ser feita com azeite para uma versão sem lactose. Eu já testei as duas e ambas ficam ótimas.


Versão com farinha de coco


Esse pão pode ser feito tranquilamente substituindo a farinha de amêndoas por farinha de coco. Lembrando que a farinha de coco tem um sabor característico, portanto a receita fica com um sabor residual do coco, mas, se você não se incomodar, é uma opção excelente. Outra vantagem de usar a farinha de coco é o fato dela ser bem mais barata do que a de amêndoas e a quantidade que você vai precisar usar também é bem menor.

ATENÇÃO: a farinha de coco deve ser substituída na proporção de 1:4 (ou seja, nessa receita que vão 200g de farinha de amêndoas, utilize apenas 50g de farinha de coco).

Você também pode preparar essa versão sem lactose, basta substituir a manteiga por ½ xícara de azeite ou óleo de coco.


Outro ponto da versão com coco é que o pãozinho cresce um pouco menos. Nessa foto abaixo eu fiz a receita das duas maneiras e coloquei a versão com amêndoas (esquerda) e com coco (direita) lado a lado para mostrar a diferença:


Armazenamento

Depois de alguns dias o pãozinho pode ficar com um pouco de cheiro de ovo e a consistência mais pegajosa. Para que isso não aconteça, depois que o pão está pronto eu separo uma parte para comer nos próximos 2 ou 3 dias e o restante eu congelo. Ele congela muitíssimo bem. Faço assim: fatio o pão e coloco algumas fatias dentro de um saquinho plástico no freezer, aí é só ir descongelando conforme quiser. Para descongelar é só deixá-lo fora do freezer ou então colocar cerca de 30 segundinhos no microondas e pronto!


Caso queira testar uma receita de pão low carb e sem glúten com menos ovo na composição, dê uma olhada nessa receita de pão rústico.


Na hora de servir

Uma dica na hora de servi-lo é torrá-lo um pouco para dar uma crocância ainda maior. Eu, por exemplo, gosto de recheá-lo com queijo ou requeijão/manteiga (ou então tudo isso junto, por que não?) e dourá-lo na frigideira até o queijo ficar bem derretido e a crosta do pão ficar dourada.


INGREDIENTES

  • 7 ovos

  • 100g de manteiga derretida (ou ½ xícara de azeite/óleo de coco para uma versão sem lactose)

  • 30g de óleo de coco (se for fazer a versão com farinha de coco, não coloque!)

  • 200g de farinha de amêndoas (ou 50g de farinha de coco)

  • 1 colher (chá) de fermento em pó

  • ½ colher (chá) de goma xantana

  • ½ colher (chá) de sal


COMO FAZER

  1. Preaqueça o forno a 180C.

  2. Bata os ovos na batedeira por cerca de 2 minutos.

  3. Adicione a manteiga derretida (ou o azeite) e o óleo de coco (se for fazer a versão com farinha de amêndoas) e bata até a misturar bem.

  4. Adicione a farinha de amêndoas, a goma xantana, o fermento e o sal e misture com uma espátula.

  5. Unte uma assadeira de pão com um pouco de óleo de coco.

  6. Asse por cerca de 30-35 minutos. Fique atento ao tempo, pois muda muito de forno para forno. Certifique-se de que o pão está pronto vendo se a crosta está firme e dourada e fazendo o teste do palito (espete o palito no centro do pão e, se sair limpo, está pronto).

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© 2020 por Renata Carlini.