• Renata Carlini

Pão rústico (low carb/keto e sem glúten)

Atualizado: Jul 31

Feito com farinha de amêndoas, esse pãozinho tem poucos carboidratos, é sem glúten e possui alto teor de fibras

Fotografias: Felipe Bezerra


A receita de hoje foi pensada especialmente para deixar os cafés da manhã mais completos. Um pão low carb, cetogênico, sem glúten e sem lactose. E o diferencial dessa receita é a quantidade de ovos que leva. É muito comum encontrar receitas de pães low carb com uma quantidade grande de ovos — aqui mesmo eu ensino uma outra receita de pão low carb muito boa, mas que leva 7 ovos. Já vi na internet receitas que pediam 12 ovos para um único pão.

Como nem sempre tenho essa quantidade de ovo na geladeira para fazer apenas um pão, comecei a procurar e encontrei no blog sugarfreelondoner essa receita alternativa que fica muito boa em sabor e textura, mas utiliza apenas 2 ovos inteiros e mais 2 claras. Justamente por ter menos ovo na composição, esse pão não fica com cheiro de ovo após alguns dias fora da geladeira e também não fica esponjoso, o que costuma ser um problema em outras receitas.


Sem lactose

Assim como nessa outra receita de pão, esse também pode ser feito sem lactose. Para isso, é só substituir a manteiga por azeite na proporção 1:1.


Como armazenar

Essa receita é muito prática nesse aspecto, pois pode ser congelada tranquilamente sem perder textura ou sabor. Costumo separar uma parte do pão para comer fresquinha no dia em que faço e até uns dois ou três dias depois. O restante do pão eu fatio, coloco em saquinhos e congelo já fatiado e em porções, assim posso descongelar no dia e na hora que quiser.

Para descongelar é só deixá-lo algumas horas na geladeira ou então colocar cerca de 30 segundos no micro-ondas.


Na hora de servir

Uma dica na hora de servi-lo é torrá-lo um pouco para dar uma crocância ainda maior. Eu, por exemplo, gosto de recheá-lo com queijo ou requeijão/manteiga (ou então tudo isso junto, por que não?) e dourá-lo na frigideira até o queijo ficar bem derretido e a crosta do pão ficar dourada.


Sem mais delongas, vamos à receita!


INGREDIENTES

  • 2 claras de ovo (em temperatura ambiente)*

  • 2 ovos inteiros (em temperatura ambiente)

  • 200g de farinha de amêndoas

  • 60g (½ xíc.) de manteiga derretida (ou 60g de azeite para uma versão sem lactose)

  • 20g de psyllium

  • 1 ½ colher (chá) de fermento químico em pó

  • ½ colher (chá) de goma xantana

  • 120mL de água morna

  • Pitada de sal


*Use as gemas que sobrarem para fazer o purê de couve-flor.


COMO FAZER

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.

  2. Bata na batedeira os 2 ovos inteiros e as 2 claras.

  3. Adicione o restante dos ingredientes (farinha de amêndoas, manteiga derretida, psyllium, fermento, goma xantana, água morna e sal) e bata até obter uma massa macia e homogênea, mas não bata excessivamente.

  4. Unte uma forma de pão com um pouco de óleo de coco ou manteiga e asse por mais ou menos 40 minutos.**


**Fique de olho no tempo, pois isso varia muito de forno para forno. Cheque o pão após 30 minutos e vá acompanhando. Faça o teste do palito (insira um palito ou o garfo no centro do pão e, se sair limpo, está pronto).

Gostou da receita? Me conta o que achou aqui nos comentários! E não esquece de se inscrever aqui embaixo para receber avisos de receitas e novidades do blog!


Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.