• Renata Carlini

Purê de couve-flor (low carb, sem glúten, keto)

Atualizado: Jul 31

São apenas 3 ingredientes principais e você vai se surpreender com a textura e o sabor dessa receita.


Fotografias: Felipe Bezerra


Essa receita de purê de couve-flor é, praticamente, a base da minha alimentação atual. Por ser uma receita muito simples e saborosa, costumo fazer potes e mais potes de purê e deixo na geladeira (ou até mesmo no congelador) para comer durante a semana. É um prato altamente nutritivo e prático para saborear sem culpa no dia a dia. Funciona muito bem como acompanhamento para o almoço e/ou jantar.


Essa receita fica ótima com um tempero super simples (sal e pimenta-do-reino), mas você pode incrementá-la como preferir e dar o seu toque especial. Eu, por exemplo, gosto de fritar um pouco de alho no óleo de coco e acrescentar ao purê. Pode-se usar ervas, açafrão, salsinha, enfim, vá até onde sua criatividade permitir.


Uma dica para incrementar o purê de vez em quando é usar queijos! Parmesão e cream cheese ficam excelentes. Gosto de preparar todo o purê e só no final levo-o ao fogo para misturar e incorporar o queijo escolhido.


Excelente opção de acompanhamento para pratos principais

O que acha de servir esse purê com um salmão ao molho de manteiga e limão? É só pegar a receita do salmão que eu ensino aqui e preparar uma refeição completa, nutritiva e deliciosa.


INGREDIENTES

  • 1 cabeça de couve-flor

  • 1 colher (sopa) de manteiga clarificada (ghee)*

  • 2 gemas de ovo**

  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

  • Queijo de sua preferência (opcional)


* Pode substituir por manteiga comum.

** A gema não é indispensável, mas da mais cremosidade para a receita. Use a clara que sobrar para fazer essa receita de pão rústico low carb e sem glúten!


COMO FAZER


1. Lave bem a couve-flor (eu costumo deixá-la de molho em uma bacia com 1l de água e 1 colher de sopa de água sanitária por 15 minutos e depois passo na água corrente).


2. Separe os floretes da couve-flor e corte-os em pedaços menores para facilitar na hora de cozinhar.


3. Cozinhe a couve-flor na água quente com um pouco de sal até que ela fique bem macia (teste com o garfo). Você também pode cozinhá-la no vapor, uma opção ainda melhor para preservar os nutrientes.


4. Coloque a couve-flor ainda quente no processador e pulse algumas vezes.



5. Acrescente a manteiga e as gemas (como a couve-flor ainda está bem quente, a gema não ficará crua durante o processo).*


6. Quando atingir a consistência de purê, tempere com sal, pimenta e o que mais quiser.


7. Se for acrescentar algum queijo, leve o purê ao fogo em uma panela e misture-o com o queijo escolhido (Exemplo: parmesão ralado ou cream cheese) até incorporar bem.


*Dependendo do tamanho da cabeça de couve-flor que você usar, talvez seja preciso acrescentar mais um pouco de manteiga ou mais uma gema para atingir uma consistência bem cremosa. Se necessário, acrescente aos poucos até obter a textura desejada.

Gostou da receita? Me conta o que achou aqui nos comentários! E não esquece de se inscrever aqui embaixo para receber avisos de receitas e novidades do blog!

Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.