• Renata Carlini

Quiche de espinafre sem massa (low carb, sem glúten e keto)

Atualizado: Jul 31

Uma receita deliciosa e nutritiva para o dia a dia

Fotografias: Felipe Bezerra


Espinafre é uma delícia e é um alimento altamente nutritivo. Por esse motivo, trouxe uma receita para nos ajudar a introduzir esse vegetal na alimentação. Apesar de não ter massa, essa quiche é maravilhosa, tem uma textura macia e é muito saborosa. A base é de quiche — ovos e creme de leite —, mas a textura lembra um suflê.

   Essa quiche de espinafre é low carb/cetogênica, sem glúten e muito fácil de fazer. Pode ser armazenada na geladeira por alguns dias para ser consumido durante a semana. Para reaquecê-la, basta colocar no micro-ondas. Garanto uma coisa: se você fizer, vai querer fazer de novo... Se tentar em casa, não esquece de me contar o que achou! Em breve postarei também uma ótima receita de massa de quiche cetogênica e sem glúten. Se inscreve ali embaixo para não perder!


Benefícios do espinafre


Baixíssimo em carboidratos e rico em micronutrientes, o espinafre é conhecido por sua capacidade de prover energia (lembra do Popeye?) e melhorar a qualidade do sangue. O vegetal contém antioxidantes e uma boa quantidade de ferro, essencial na função dos glóbulos vermelhos que realizam o transporte de oxigênio no corpo. [1]

  O espinafre também é rico em magnésio, fundamental para o bom funcionamento de diversas funções do corpo e no auxílio do sistema imunológico e da regulação da pressão sanguínea. [2] Além disso, é uma excelente fonte de vitamina K — importante para a saúde dos ossos —, vitamina A, vitamina B2, vitamina C, ácido fólico e manganês. [3] Essa folha verde escura também é rica em zeaxantina e luteína, carotenóides importantes para proteger os olhos de danos causados pelo sol. [4] [5]

  Ao pesquisar na internet, você provavelmente encontrará que o espinafre também é rico em cálcio. Apesar de conter boa quantidade desse mineral, a verdura contém oxalato, um composto que dificulta a utilização do cálcio pelo organismo. [6] (Se estiver procurando uma boa fonte de cálcio, clique aqui para dar uma olhada no meu post sobre o pudim de chia e seus benefícios)


INGREDIENTES

  • 350g de espinafre congelado*

  • 170g de queijo parmesão ralado (ou outro queijo de sua preferência)

  • 5 ovos

  • 1 ½ xícara de creme de leite fresco (375ml)

  • ½ colher (chá) de noz moscada (opcional, mas recomendo)

  • ½ colher (chá) de pimenta-do-reino

  • 1 colher (chá) de sal

*Ainda não testei com espinafre fresco. Caso você só tenha o fresco em casa, pode congelá-lo para usar na receita.


COMO FAZER


1. Se o espinafre ainda estiver congelado, leve-o ao fogo em uma frigideira até que descongele por completo.


2. Retire o excesso de líquido do espinafre. Você pode espremê-lo com um pano limpo ou usar uma peneira fina e pressioná-lo levemente para extrair o líquido. O espinafre não precisa ficar sequinho, essa etapa é apenas para retirar o excesso de água da verdura.


3. Em uma tigela, misture os ovos, creme de leite fresco, sal, pimenta-do-reino e noz moscada.


4. Acrescente o espinafre e misture.

5. Acrescente o parmesão e misture bem.

6. Coloque a massa em um refratário que possa ir ao forno.

7. Asse em forno pré-aquecido a 190°C por volta de 40 minutos (asse até que o centro esteja firme; espete um palito e certifique-se de que ele saia limpo).

Depois de tirar do forno, você notará que a quiche murchará um pouco. É normal.


Pronto! Agora é só servir e aproveitar!

Gostou da receita? Ficou com alguma dúvida? Fale comigo aqui nos comentários e se inscreva aqui embaixo para não perder nenhuma novidade!


Se inscreva para receber as novidades!

© 2020 por Renata Carlini.